quinta-feira, 26 de junho de 2014

ATIVIDADE 3.1 DIRETRIZES DA ESCOLA FRENTE AO USO DAS MÍDIAS SOCIAIS



 Atividades 3.1 - Diretrizes da escola frente ao uso das mídias sociais
Cursista: MARIA DE FÁTIMA DE LIMA MELO

           

O uso das Mídias Sociais na Escola

1. O uso dos recursos tecnológicos vem sendo uma grande realidade na educação escolar. Nosso cotidiano esta cada vez mais marcado pelas novas tecnologias e nós professores devemos estar atentos a essas mudanças.

É impossível fecharmos os olhos para esta dinâmica, onde percebemos que as coisas se transformam e formam em nossa frente. Vejo que é necessária esta mudança de postura, um aprender a reaprender, porque talvez as coisas utilizadas nos dias de hoje, podem não ser válidas amanhã. Com tudo isso surgem grandes desafios para nós educadores para que possamos desenvolver uma performance no qual poderemos acompanhar todas essas mudanças.

Cada vez mais cedo nossos alunos utilizam as mídias sociais em seu cotidiano, não apenas por entretenimento, mais basicamente pela facilidade de interagirem com seus amigos e pessoas com interesse em comum. Cabe aos educadores se apropriarem desse espaço e utilizá-lo como ferramenta pedagógica. O engraçado que o tempo que os alunos passam acessando essas mídias pode e deve ser otimizado no compartilhamento de temas, onde ajudarão a desenvolver o senso crítico, realizar debates em grupos se enfocarem dos conteúdos e assuntos abordados em sala de aula.

As ferramentas de produtividades são recursos que podem ser feitos textos colaborativos, planilhas, formulários e outros aplicativos.

O envolvimento dos alunos com todas essas ferramentas online, entretanto, devemos estar preparados para lidar com situações positivas e negativas, acredito que é isto que se propõem essas diretrizes.




Justificativa


2. As redes sociais estão surgindo e se mostrando para o povo, formando novas forças de informação, de organização e onde estão revolucionando a maneira de como se relacionar na sociedade hoje em dia. A sociedade esta cada vez mais vivenciando uma nova forma de relacionar, de poder trocar informações, ensinamentos e aprendizagens. Vejo que é preciso que a escola se alie rapidamente a essa nova estrutura de organização, colocando as redes sociais a serviço da educação dentro das salas de aulas, produzindo pesquisas, trocando informações, produzindo materiais e conteúdos, isso com os alunos em grupos numa só interação.

A internet e as redes sociais são importantes veículos de comunicação e com uma imensa abrangência social. Vimos que através destas mídias, pessoas das mais diferentes classes sociais, níveis intelectuais, religiões e outras diferenças sociais, têm acesso à informação. Constatamos que é um veículo democrático, onde tem o papel de destaque na transmissão de conhecimento.

Portanto, as redes sociais podem e devem ser utilizadas para beneficiar o intercâmbio entre a escola e a comunidade, repassando avisos e informações, integrando o relacionamento entre professores e alunos, divulgando os eventos e as reuniões a serem desenvolvidas na escola, além de potencializar e mediar o processo de aprendizagem dos alunos.




Diretrizes


Devemos somente ter cuidado ao fazer uso das redes sociais.

3. É necessário que estabelecemos regras, orientar, acompanhar e fazer com que as regras sejam cumpridas e respeitadas. É preciso que as verdadeiras interações de se utilizar as redes sociais como aliadas de aprendizagem precisam ser claras para alunos, professores e pais de alunos.

É necessário que sejam utilizados os recursos da internet disponíveis na escola para que todos possam ter acesso, podendo iniciar um processo amplo de inclusão digital.


Considerações finais


4. É indiscutível como a tecnologia de informação no cotidiano escolar contribui para o aprendizado dos alunos no uso adequado do meio tecnológico e suas ferramentas. As mídias sociais chegam às diversas áreas, em todos os ambientes e atraem milhões de usuários em todo o mundo.

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